A primeira palavra neste site teria que ser sobre os hábitos.
Já li muito sobre este assunto. Receitas prontas… Livros de filosofia. Mas de todos que li, o livro que mais me impactou foi o “O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, de Charles Duhig que sempre recomendo.
O livro é excelente em explicar com detalhes o mecanismo inconsciente dos Hábitos. Como desde criança somos moldados pelos comportamentos aprendidos e depois só os sofisticamos.
Por exemplo, se alguém ao chorar é prontamente atendido por uma mãe que ao invés de consolar, traz sempre um doce ou alimento, automaticamente associará ao consolo o alimento. Este indivíduo quando adulto ao sentir-se com algum incômodo automaticamente associará a ingesta do doce a afeto e consolo. E o problema está quando isso se torna um excesso, trazendo por exemplo, a obesidade.
A endocrinologia, psiquiatria e psicologia têm se unido para melhorarmos os resultados dos nossos pacientes em transtornos como a OBESIDADE, ANSIEDADE, DIABETES e outros em que a MUDANÇA DE HÁBITOS se faz necessária.
Algumas tarefas iniciais para aliar a mudança de hábito ao emagrecimento, por exemplo são:
1) anotar as METAS em saúde (que no máximo devem ser três a cada 3 meses ) ;
2) pensar em uma mudança de saúde por mês ( por exemplo, iniciar melhorando o café da manhã, aumentar a quantidade de verduras ou dormir melhor ) ;
3) anotar as emoções em uma caderneta para melhor definí-las é um método para auto-observação de possíveis “pensamentos automáticos” e de “crenças limitantes” que o atrapalham;
4) estipular data para o cumprimento das metas selecionadas;
5) procurar profissionais que possam servir como controladores externos para a mudança de hábito. Um treinador, um médico, um nutricionista e/ou um psicólogo ou psiquiatra são profissionais que podem lhe ajudar a manter-se em dia com o que há de mais moderno em relação a melhora de sua saúde mental e física. Apesar do custo envolvido, uma equipe multiprofissional é o que há de melhor para a verdadeira mudança de estilo de vida;
6) saber que a saúde mental, seus pensamentos automáticos e seu modo de pensar afetam profundamente o que você executa ou busca no dia-a-dia. Lembre-se que o modo como reage às situações influenciam em sua saúde e bem estar. Portanto, o auto-conhecimento através de consultas com psicólogo e/ou psiquiatra é importantíssimo se as emoções o atrapalham na conquista do bem estar.
Estes e outros livros que você encontrará aqui no site irão certamente lhe ajudar a mudança dos hábitos de vida e a construção da saúde integral.