Passados os primeiros 40 dias da quarentena, podemos dizer que ‘quase nos adaptamos’ à nova condição. Já conseguimos entender protocolos de saída e de chegada, procedimentos de limpeza e tantas outras questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
“Se você ganhou peso na quarentena, não é o único. Em nosso consultório, o aumento de peso médio tem sido de 2 a 8 quilos”, relata a médica endocrinologista e clínica geral, Dra. Cristina Schreiber de Oliveira.
“Quem manteve o tratamento durante o período, manteve seu peso inicial ou até emagreceu. Vamos explicar como estas pessoas mantiveram o peso e se não é seu caso, como conseguir”, diz a especialista.
Veja as 6 dicas da Dra. Cristina e alcance seu peso ideal.
- 1 Compre uma pequena balança
Com o custo médio de R$ 50 a R$100, uma balança em casa faz com que você se mantenha atento às variações após fim de semana, fazendo com que se comprometa durante a semana com a dieta.
Mas não fique escravo! Lembre-se disso uma vez na semana apenas. Segunda ou quarta são bons dias!
- 2 Estude seu peso
Analise graficamente onde estava em seu tratamento e onde precisa retomar. Faça um gráfico de seu peso na vida. Início, meio, maior ganho de peso. Isso ajuda a entender sua história, fatores que o limitam, etc.
- 3 Faça um tratamento com endocrinologista
Os endocrinologistas estudam o metabolismo, as disfunções hormonais e por isso, são os profissionais habilitados a prescreverem medicações que podem lhe auxiliar grandemente neste processo de retomada.
A obesidade é vista hoje em dia como doença crônica, e se você for da dieta da moda para outra dieta da moda, sofrerá com o Efeito sanfona. Pense, procure um especialista. No site da SBEM SC há a lista de nosso Estado.
- 4 Não aguarde gostar de atividade física para começar
Não aguarde o melhor momento, porque este não chegará!
A atividade física é tão necessária quanto escovar dentes!
Você não pode esperar desenvolver o gosto. Saia da fase de ‘contemplação’ e inicie algo que seja fácil, reprodutível dentro de sua rotina. Talvez agora em casa, para começar. Claro que se conseguir gostar de algo com o tempo, muito melhor. A atividade física é o melhor caminho para um futuro de sucesso contra a obesidade e tantas outras doenças crônicas.
Você não tem opção!
- 5 Metas devem ser REAIS e combinadas com seu médico
Metas irreais são um problema para quem quer emagrecer. Causam frustração e expectativa acima do que é o possível. Consulte seu médico, ele analisará seu histórico para que seu processo de emagrecimento seja um sucesso!
- 6 Não compre alimentos industrializados e com alto teor de energia neste momento em que está em casa por mais tempo!
Se tivermos oferta vamos acessar o alimento, principalmente se estamos passando por estresse. Deixe o alimento com maior teor de gordura ou açúcar para uma eventualidade.
Não compre de rotina, não mantenha em casa.
Dificulte seu acesso ao que pode lhe causar danos para a vida inteira, levando a Diabetes, Obesidade e Hipertensão.
Tenho certeza de que sua caminhada rumo à saúde será contemplada com muitas descobertas sobre si mesmo, pois este é um trabalho desafiador e para toda a vida!
Experimente conversar com seu ‘eu’ no futuro. Faça este exercício mental. O que você está escolhendo para você e que refletirá daqui a 10 ou 20 anos?
Forte abraço e #estamosjuntos!