No dia 27/01, participei da matéria para o portal da NDTV, o ND+, escrito pela Jornalista Alessandra Cavalheiro. Confira a matéria no texto abaixo:
Muitas vezes, pensamos que estamos com fome, mas a realidade científica pode ser bem diferente.
A fome começa quando, após a sua última refeição, a quantidade de nutrientes circulando na corrente sanguínea começa a diminuir. Teoricamente, isto deve ocorrer entre 3 a 4 ou 4 a 6 horas após a última refeição.
O tempo em que iniciará a fome dependerá do seu metabolismo, de quanto e o que você ingeriu na última refeição e a quantidade de atividade física que você teve no dia. A composição do alimento também interfere no tempo em que você terá fome novamente pois, se você ingeriu um carboidrato simples (ex: pão branco), provavelmente a fome logo virá, já que este é rapidamente digerido e absorvido pelo organismo.
A saciedade
Quando houver proteína e fibra em sua refeição, esta será digerida mais lentamente, e mais tempo os sinais de SACIEDADE serão enviados ao cérebro. Explica a profissional que as proteínas, carboidratos e gorduras dos alimentos que você come são digeridos em açúcares simples (como glicose), ácidos graxos livres e aminoácidos. Esses nutrientes passam para a corrente sanguínea, e são distribuídos para seus órgãos e tecidos para serem usados como energia.
O cérebro dá seus avisos
Se você passa muito tempo sem alimentar-se, seu cérebro perceberá isso como uma situação de risco de vida. Isto porque, ao contrário da maioria dos outros órgãos e tecidos, que podem usar uma variedade de nutrientes para continuarem funcionando, o cérebro é criticamente dependente da glicose para fazer o seu trabalho.
Você provavelmente já percebeu essa dependência do cérebro em relação à glicose; coisas simples podem se tornar difíceis quando você está com fome e seus níveis de glicose no sangue diminuem. Você pode achar difícil se concentrar, por exemplo, ou pode cometer erros bobos. A fome deve vir de forma BIOLÓGICA entre 3 até 6 horas após a última refeição.
Converse com seu médico
Se você tem fome muito antes do tempo médio (por exemplo, 1 hora após o almoço), é bom conversar com seu médico e nutricionista sobre este fenômeno. Pode haver uma doença endocrinológica (que esteja aumentando o apetite), um erro alimentar na composição de seu prato, ou até, após excluídas as causas orgânicas, o hábito (de beliscar, por ex.) que é muitas vezes confundido com fome.
Perceba melhor os sinais biológicos que recebe. FOME, biologicamente falando, é diferente de vontade de se alimentar.