A doença renal do Diabetes é SILENCIOSA. Não há nenhum sinal clínico por anos. A piora da filtração renal se dá pelo aumento da glicemia por muito tempo e que também é silenciosa… a não ser que a conduta não seja expectante. (Sempre recomendamos fortemente que o paciente – Diabético seja ATIVO em saber como está seu Diabetes… você sabe em quanto anda sua Hemoglobina glicada?).
A doença renal do Diabetes é PROGRESSIVA. Após o início da doença renal, a filtração do rim diminui progressivamente e o que queremos evitar é a Terapia substitutiva de filtração renal – a hemodiálise.
Mas atualmente a quantidade de pacientes Diabéticos indo para Diálise ou transplante renal tem aumentado. Isto porque a Obesidade vem aumentando e por conseguinte o número de Diabéticos.
Houve também maior acesso a Hemodiálise e Transplante nos últimos 20 anos por melhora das condições de saúde. Além disso, hoje cuidamos mais do paciente do ponto de vista Macrovascular (doenças como AVC – derrame cerebral ou infarto) fazendo com que o ocorra este aumento relativo de pacientes com doenças microvasculares (doença renal também).
O cuidado renal desde cedo no paciente Diabético faz com que o risco de doença cardiovascular também diminua.
O risco cardiovascular é bem maior nos pacientes que já possuem MICROALBUMINÚRIA, ou seja aqueles pacientes cujo RIM, começa a perder o poder de filtrar tão bem.
A glicemia aumentada e fora do alvo, com o tempo, leva a diminuição da função renal.
Não deixe isto acontecer. Seja ativo frente o Diabetes e suas complicações!
Ficou com alguma dúvida, deixa um comentário aqui embaixo ou entre em contato.