Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, uma data que busca conscientizar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. Para esclarecer informações sobre o Diabetes tipo 1 e tipo 2 para os telespectadores, a endocrinologista @dracristinaschreiber concedeu uma entrevista para o Jornal ND Notícias da @ndtvfloripa.
O Diabetes é uma doença silenciosa, aqui em Santa Catarina, entre 2017 e 2020 foram mais de 7. 800 mil mortes em função da doença. Segundo dados da OMS, o Brasil é o quinto país do mundo com maior número de adultos, entre 20 e 79 com Diabetes. A previsão é que até 2040 o país tenha 23 milhões de pessoas diabéticas.
O paciente diabético, Carlos Ferreira, explicou em entrevista que, assim que soube do diagnostico da doença decidiu mudar o estilo de vida. Deixou o sedentarismo e passou a fazer atividade física com frequência, aderiu a uma alimentação saudável e faz o uso correto das medicações por meio do acompanhamento médico. O aposentado é um exemplo de que é possível ter uma qualidade de vida com o Diabetes, desde que se siga estas recomendações.
Aqui, em Florianópolis, são mais de 14 mil pessoas diagnosticadas com a doença. Os principais sintomas são excesso de fome, sede e frequência de idas ao banheiro para urinar. Se você apresenta um desses sintomas ou tem histórico familiar de Diabetes não deixe de buscar ajuda de especialistas.
A @hauxclinicfloripa tem uma equipe multidisciplinar pronta para dar todo suporte ao paciente diabético.