30° Congresso Europeu de Obesidade

O congresso ECO2023, que ocorreu em Dublin, na Irlanda, na semana passada, teve como propósito ampliar o olhar sobre o futuro e o progresso da obesidade no mundo. Os especialistas enfatizaram que um dos principais objetivos é o ACESSO da população ao tratamento da obesidade como uma condição crônica.

Além disso, foi debatido que até agora os esforços para combater o crescimento da obesidade no mundo foram falhos porque a abordagem para a prevenção da doença e do tratamento medicamentoso tem sido feito de modo separado. Durante todo o congresso pôde-se escutar pacientes e seus relatos de convivência com esta condição crônica.

Foi destacada também a melhora da eficácia dos medicamentos para obesidade nos últimos cinco anos, como semaglutide, naltrexone associado a bupropiona e em breve a tirzepartida o que contribui para o avanço do tratamento da doença e a possibilidade de individualização do tratamento. Nenhum tratamento é indicado para todos, ou seja, cada indivíduo possui um FENÓTIPO, uma característica quando analisado o seu perfil comportamental, psicológico, biológico (genética, doenças associadas) e isto faz com que o tratamento seja realmente “taillored” ou como se diz em português, personalizado.

Entre os principais resultados positivos apresentados sobre o uso da semaglutide estão aqueles relacionados a uma melhora significativa na prevenção de doenças cardiovasculares e o uso desse medicamento. Ademais este tratamento também beneficia pacientes com hipertensão, colesterol alto e diabetes.

O resultado dos estudos mostrados no ECO2023 sobre o uso da semaglutide para os pacientes com riscos de doenças coronárias trouxe esperança para o tratamento da obesidade. E que, portanto, o fato da obesidade ser uma doença crônica precisa ser tratada com uma medicação contínua.

No final do evento foi ressaltado a importância de implementar estratégias de prevenção da obesidade, pois o fato desta doença ter diferentes nuances precisa que seja tratada com diferentes formas de abordagem. O ESTIGMA, o preconceito precisa ser combatido, ser falado entre nós. Ele atrasa o acesso ao tratamento!

Além disso, as ações preventivas precisam caminhar junto ao tratamento medicamentoso contínuo. São necessárias medidas colaborativas para deter a expansão da obesidade no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.