Transtorno alimentar

No dia 28 de junho, a Dra. Cristina Schreiber concedeu uma entrevista ao jornalista @marcelao_martins para o programa Ligados na Cidade, na rádio @pannewsfloripa, abordando o tema do transtorno alimentar.

A endocrinologista explicou que o transtorno alimentar é uma doença psiquiátrica caracterizada por um comportamento alimentar perturbado. As principais características são refeições muito prolongadas (em torno de 2 horas ou mais) e/ou pela perda de controle sobre a quantidade de comida consumida.

A Dra. Cristina ressaltou que o comportamento alimentar excessivo esporádico e o transtorno de compulsão alimentar periódico são distintos por exemplo, muitas vezes há um comportamento que envolve grandes refeições mas não chega a ser um transtorno psiquiátrico. O processo de suspeita diagnóstica com um profissional de saúde da equipe para confirmação é tratamento com psiquiatra e especialista em transtornos alimentares é importante! A psicologia com abordagem Cognitiva Comportamental é a abordagem mais indicada para estas condições.

Ela ressaltou ainda que, a busca por gratificação e relaxamento através do consumo excessivo de comida, álcool ou drogas é algo que ocorre comumente em nossa sociedade. O consumo descontrolado de comida pode proporcionar uma sensação momentânea de alívio e prazer. Assim, por ser mais socialmente aceito, tanto a comida quanto o álcool são mais procurados para a gratificação imediata.

É importante destacar que todas as Sociedades científicas incluindo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (@sbemnacional) considera a obesidade como uma condição multifatorial crônica, que envolve tanto as questões psicológicas, como a disponibilidade excessiva de comida, o alto nível de caloria de alguns alimentos, falta de atividade física, a genética entre outros fatores.

Ao final da entrevista, a Dra. Cristina enfatizou que a obesidade é uma condição complexa, mas o tratamento clínico especializado e qualificado por uma equipe multidisciplinar pode ajudar o paciente a controlar o transtorno alimentar e desenvolver um estilo de vida mais saudável.

Compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.